terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Escolha do curso


Entrei neste curso (Licenciatura) em 2009, e não, não era esta a minha primeira opção… Escolhi Serviço social e educação social como primeiras opções, deixando a Educação Básica para 4ª e ultima opção. A verdade é que…. Entrei!

Se gostei? Não! Não era o que queria, inicialmente pensei em mudar de curso, mas deixei ver o que iria acontecer… História, Geografia, Físico-Química… As minhas dores de cabeça iriam estar de volta, e não queria nada!!

Mas o tempo foi passando e nunca mais me lembrei que esta tinha sido a minha última opção. Estava a gostar do que estava a fazer, e a pensar no que poderia fazer com o fim do curso: ser educadora!

Primeiro ano concluído com sucesso, segundo ano igualmente, terceiro ano, o desafio quase a ser superado, mas ainda haviam muitas coisas a pensar: terminar as cadeiras com êxito, e ter média para entrar no mestrado, e que mestrado?

O último ano da licenciatura foi sem dúvida o mais atribulado! Não tinha média para entrar no mestrado e chumbei a uma cadeira de matemática (maldita Introdução à Didática da Matemática). No fim tive de fazer exame de melhoria a uma cadeira de português para ter a média para entrar no mestrado, e o exame de aprovação para a cadeira de matemática, tive de pensar em tudo ao mesmo tempo, mas tinha de terminar isto, tinha de acabar a licenciatura! E assim foi, terminei tudo, e consegui à primeira!!

Mas, afinal que Mestrado queria eu seguir…?
A Educação de Infância nunca foi uma dúvida para mim, desde que entrei na Licenciatura que disse, “ok, então vamos lá lutar para ser educadora de infância”, mas, e as oportunidades de emprego? Será que com um Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1ºciclo do Ensino Básico me iriam permitir mais oportunidades de emprego? 

Sim, talvez… Eu até gostei de um estágio que tive em 1º ciclo…. Secalhar…. Mas, não me estaria eu a distanciar da profissão de Educadora? O Berçário, a creche, o jardim-de-infância… não! É isto que eu quero, é por isto que vou lutar!


Sem dúvida que não me arrependo nem um milímetro do caminho que escolhi! 

Na minha queima das fitas (Licenciatura)

Sem comentários:

Enviar um comentário