sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Tese de Mestrado

Esta foi a maior dor de cabeça que tive ao longo dos 5 anos de curso.. sim, 3 de licenciatura, 1 de mestrado e mais 1 para terminar este longooo trabalho…

Muito trabalho me deu, muitas lágrimas chorei, mas muitos sorrisos vieram após tudo terminado e apresentado.

Após muito pensar e repensar, e alterar e mexer, escolhi o tema “Interações entre pares em creche e jardim-de-infância”, tinha como questões de investigação “Como interagem as crianças e se convidam entre pares?” e “Que estratégias podem ser criadas para promover atitudes de cooperação entre pares?”.

Foi um trabalho muito atribulado, mas que me deu um gozo enorme escrever, no fim tudo valeu a pena e aprendi imenso com o desenvolvimento deste relatório final de estágio, que muitos intitulam de “Tese”.

Aprendi a olhar para as partilhas das crianças de outra forma, aprendi a olhar primeiro e só depois intervir, ou nem sequer intervir e esperar que eles se resolvam, sim, eles são capazes de acabar com um conflito!

Muitas vezes observei brinquedos a serem retirados das mãos das crianças, devido a conflitos, eu mesma cheguei a ter essa atitude, mas porquê? Eles não podem partilhar um brinquedo e chegar à conversa umas com as outras? “Ah, mas em creche eles não falam!” Falam falam, nós é que não os entendemos, mas eles entendem-se muito bem uns com os outros!

“A interação entre pares é importante (…), porque confronta a criança com muitos outros pontos de vista e favorece a descentração, essencial ao desenvolvimento socioafetivo e social”
(Piaget, s/d, cit. Kamii, 2003:63)

Esta foi a epígrafe que escolhi para caraterizar o meu trabalho, e acho que não podia ter escolhido melhor. A criança aprende com os outros, e a socializar com eles, desenvolve-se através da interação, e por isso mesmo como educadores temos de incentivar essas interações.

Como educadores, costumam incentivar essas interações?

Este é sem dúvida um tema que quero abordar ao longo de todaaa a minha carreira, porque fiquei com o “bixinho” das interações em mim! :D


Nota: Ontem descobri que a minha tese está no repositório comum, e não é isso mais um motivo de orgulho? J

2 comentários:

  1. Olá também estou a fazer o mesmo percurso, 2ºano mesmo agora...
    Vou acompanhar o blog, boa sorte com o emprego, sabemos que está muito complicado mas vamos ter esperança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, e sorte também para esse lado! (Não sei o nome)
      Espero que corra tudo bem! :)

      Eliminar